Espaço Casa

Dicas para sua casa

Dividir sem excluir

Deixe um comentário

Cada vez mais as residências novas estão diminuindo de tamanho (por isso adoro as casa antigas com grandes cômodos) e para tirar a sensação de sufocamento muitas vezes algumas paredes são derrubadas com essa intenção.

E depois de toda aquela quebradeira e sujeira, agora, tudo limpo e arrumado você esta feliz com toda essa amplidão, com tudo aberto e integrado……mas pode acontecer de sentir que ainda não ficou bom, porque será?

A resposta esta na falta de setorização de ambientes, porque de outra forma vai parecer que não esta organizado, causando uma confusão visual, e sem organização não existe bem estar e nem beleza, certo?

E para deixar  tudo mais organizado visualmente, para setorizar os ambientes (já que agora tudo é uma coisa só), é necessário dividir de maneira sutil, como acontece com vigas por exemplo, pilares, tapetes….

Existem muitas maneiras de setorizar sem excluir aquele ambiente (ou aquela pessoa que vai estar do outro lado).

A mais comum é setorizar com um móvel, seja ele alto, baixo, comprido, estreito….

Balcão: formando um hall de entrada.

divisoria 51Ao lado do pilar um balcão multi uso fechado atrás, tendo o topo e as prateleiras diversas utilidades, e rente ao piso ainda seria possível ter gavetas com acionamento de toque, sem a necessidade de puxadores, mais lugar para guardados. Em espaços pequenos todo e qualquer cantinho deve e precisa ser aproveitado.

divisoria 110Balcão setorizando cozinha e a sala de jantar. O balcão é mais alto para servir como bancada para o lado da sala.

Estantes: delimitando ambientes

divisoria 97

Aqui a estante delimita a sala de tv do quarto. A tv em um suporte giratório atende aos dois ambientes. Projeto da arquiteta Cynthia Pimentel Duarte.

divisoria 35

Essa ideia não precisa de marcenaria, várias lojas vendem nichos prontos, basta escolher quantos vai querer usar. Alguns cestos servem como gavetas e podem ser acessados de ambos os lados. Dica: não componha muito alto para não perder a estabilidade da estante e também escolha objetos decorativos que tenham um visual bonito tanto de frente quanto de costas.

divisoria 103 projeto-fernanda-marques-foto-Demian-Golovaty

Essa estante, assim na diagonal vai ser o centro das atenções. Além de linda ainda é prática, porque é bem mais fácil para acomodar os livros sem precisar de suporte apropriados. Projeto Fernanda Marques, fotos Demian Golovaty.

divisoria 10Essa pequena estante delimita estar e jantar e ainda faz surgir um hall de entrada. Dica : para não estragar o visual da bela decoração uso um livro-falso com compartimento interno, para chaves e miudezas ao entrar em casa.

Na onda do sustentável ou do faça você mesma.

Maneiras de usar o material de forma moderna e diferente do habitual:divisoria 39  divisoria 52

Pallets com pátina e uma antiga grade de ferro, adorei! Paletts empilhados, bem lixado e deixados ao natural.divisoria 75  divisoria 98

Cordas e pequenas argolas para “costurar” o zig zag. Outra ideia mais simples, presos em pedaços de madeira.

divisoria 17

Discos unidos com argolas, pode ser E.V.A., discos de vinil ,cds, até mesmo papelão coberto com  laminado, ou qualquer outro material que seja firme e que você queira usar , mãos na massa!

Divisórias com madeira:

divisoria  divisória ripada

Painéis ripados simples na horizontal ou quadrados intercalados na horizontal e na vertical.Uma Comunicação - Artefacto  divisoria 23

Painéis mais elaborados e na cor preta que sempre conferem mais luxo e elegância.divisoria 90  divisorias 91

Duas ideias lindas e diferentes, que podem ser usadas formando um hall de entrada.

Com estrutura de metal:

divisoria 37  divisoria 96

Uma divisória de metal com úteis prateleiras. Essa é uma  DDD: divisória, diferente e divertida  rsrsrs.divisoria 66  divisoria 28

Placas de metal cortada a laser, fazem desenhos lindos lembrando os muxarabis da arquitetura árabe

Com pvc:

divisoria 53  divisoria 20

Um requadro de pvs com uma malha de linha com  exclusivo bordado. Essa divisória pode separar a área do quarto onde ficam duas crianças. Dica: com bolsos para guardar os livros de historinhas ou os bichos de pelúcia, vai deixar à mão aqueles mais usados e deixar o quarto mais organizado.

divisoria  31  divisoria 89

Fatias de canos de diferentes diâmetros colados ou de um mesmo tamanho de cano formando uma “cortina”.

Com vidro:sempre fixos para evitar acidentes.

divisoria 55  divisoria 64

Vidro com adesivos prateado.               Com o vidro jateado formando desenhos clássicos.divisoria 87  divisoria 44

Aqui os vidros estão incrustados em suportes de madeira, jateado ou com linda pintura tipo vitral.

Com o prático biombo:

divisoria 13  divisoria 36

Linda estrutura branca vazada. Ou sólidas portas em cores diferentes, note que o desenho delas são diferentes.divisoria 49  divisoria 38

Duas ideia especiais: para usar as luzinhas de natal o ano todo. E para expor fotos ou desenho dos pequenos.

divisoria 100

Um biombo multi uso. Agora, basta uma escrivaninha próxima que surge um  home office completo

Reutilizando materiais:

divisoria 46  divisoria 99

Uma cortina com fundos de garrafas pet  (vai ter que tomar muito refri hein?). Caixotes vazados aberto para os dois lados com a iluminação que fez a diferença.

divisoria 76divisoria 77

Caixotes de madeira em diferentes cores e colocados direto no piso. Engradados plásticos de uma única cor. Note que essa opção tem rodinhas e os engradados estão presos com cinta com catraca, um sistema que repuxam as faixas e prende as caixas juntas.

Usando cortinas: correndo em trilhos fixados ao teto

divisoria A  divisoria B

Uma simples cortina de voil com maior quantidade de pregas, para dar a privacidade necessária ou esconder.divisoria 82  divisoria 84  divisoria 86

Em malha de metal, com minúsculas correntes metálicas ou ainda em fios de bolinhas em metal. A cortina feita em metal pesa e não vai voar, com qualquer brisa, e ainda não precisa lavar rsrsr.divisoria 80  divisoria 102

Lançamento da LuxaFflex, A Parametre – delimita ambientes de maneira moderna e sofisticada. Do tipo painel mas com desenhos modernos, que podem ter até mesmo uma foto ou paisagem impressas.

Biombos modernos: se movimentam mudando a posição da abertura mas ainda assim são fixos .divisórias-de-ambientes-01-590x397  divisoria 104

Brancos:  veneziana estreitas  na horizontal com aletas móveis que podem ser fechadas quando achar necessário e com pequenos rodízios. Aletas largas na vertical sem marco, também pode ser feito com vidro leitoso, madeira ou com o mesmo material das persianas de tecido .

divisoria pivotante  divisoria 69

Outra ideia pivotante, essa com vidro transparente. Com marco em madeira e vidros translúcidos.

divisoria 58

Um bom exemplo da união do prático com o belo.

Com portas deslizantes: mas que sejam translúcidas, leves, com elementos vazados porque a proposta aqui é delimitar sem excluir, lembra?

divisoria 1  divisoria 26

Estas lembram as casas japonesas. Dica: use acrílico (como no box de banho) ao invés de vidro para deixar as portas mais leves, no peso e na estrutura. O jogo do esconde- aparece nesta porta que também fecha a estante.divisoria 62  divisoria 107

Portas ripadas, do tipo persianas fixas, com apenas uma folha para movimentação. Portas translúcidas com mais folhas para que o vão de abertura possa ser maior, perfeito entre a cozinha e salas.

Com a escolha feita agora você terá seu espaço aberto(integrado). mais organizado visualmente e mais harmonioso.

Até o próximo

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!